Print

 

A Escola E.B. 2/3 de Vila d'Este, sede do Agrupamento, está localizada num dos extremos da Urbanização de Vila d'Este, junto ao cruzameno das auto-estradas A1 e A29, na freguesia de Vilar de Andorinho na cidade de Vila Nova de Gaia.

vila d'este

vila d'este

 

Vilar de Andorinho

Circundada pelas freguesias de Oliveira do Douro e Avintes, Mafamude e Canelas, Vilar de andorinho foi nos últimos dez anos a freguesia de Vila Nova de Gaia que mais cresceu em termos urbanísticos e populacionais.
A sua população durante a década passada passou de 5 mil para 20 mil habitantes, concentrando-se cerca de metade da população actual na Urbanização de Vila d'Este, uma das zonas mais densamente povoadas de todo o concelho.
A nível cultural e desportivo cinco colectividades com histórias feitas de sonhos, anseios e dificuldades procuram servir a comunidade: a Tuna Musical "A Vencedora"; Associação Recreativa "Os Modestos"; Grupo Desportivo e Cultural de S. Lourenço; Associação de S. João da Serra e o Grupo Desportivo de Vila d'este. A freguesia possui ainda largos e interessantes redutos da sua história, como a quinta do Soime, Quinta do Outeiro e Madre Deus, os edifícios religiosos dos seus pequenos lugares como S. Lourenço, Balteiro, Baiza e ainda alguns Castros.

vila d'este

 

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia situa-se na margem esquerda do rio Douro, diante da cidade do Porto e a ela ligada através de seis pontes: Ponte da Arrábida, Ponte D. Luis Primeiro, Ponte Infante D. Henrique, Ponte do Freixo, Ponte Dª Maria, e Ponte S. João, sendo as duas últimas ferroviárias.
O concelho tem uma área de cerca de 200km2 e segundo os Censos de 2001 regista uma população de 287 597 habitantes. É envolvido a norte e a nordeste pelo rio Douro, a sul pelos concelhos de Santa Maria da Feira e Espinho, a leste pelo citado concelho de Santa Maria da Feira e a poente pelo Oceano atlântico.
Este Concelho, o maior da àrea Metropolitana do Porto, envolve os três sectores da economia: sector primário, secundário e terciário. O comércio do Vinho do Porto foi decisivo no progresso deste concelho sendo as suas caves consideradas ex-libris da cidade, considerada o maior entreposto comercial de vinhos do mundo com as suas 54 firmas que asseguram emprego a cerca de 3500 pessoas.